Com base no censo de 2010, o último censo IBGE publicado. Existem 45.606.048 milhões de pessoas com diferentes tipos de deficiência, incluindo visão, audição, mobilidade, psicossocial e multifacetada. Isso equivale a 23,9% da população brasileira.
Nessa percepção, o Lead Dell trouxe este E-book com orientações e informações para professores aprontar suas aulas remotas de forma acessível, garantindo que pessoas com deficiência tenham acesso à educação.
Ead
O EaD é uma modalidade de ensino na qual o aluno que está impossibilitado de frequentar uma escola ou instituição de ensino superior na forma regular pode ter acesso a um ensino de qualidade.
No Brasil, especificamente, as primeiras manifestações de EaD ocorreram no século XX, com cursos profissionalizantes que eram ministrados por meio de cartas. Na década de 1970, em 1978, foi criado o Telecurso 2000 pela Fundação Roberto Marinho. Inicialmente, esse curso era voltado para alunos do ensino médio, passando posteriormente a alunos do ensino fundamental.
Uma nova fase na história através da internet, é o surgimento da Web 2.0 e o uso desta nova ferramenta torna-se importante para o EaD, conforme Rosenberg (2007). O internauta sai do estado de passividade, torna-se estudante efetivo para o compartilhamento de informações por meio da interatividade fornecida por recursos como blogs, wikis, fóruns, plataformas de vídeos e redes sociais.
Dell Accessible Learning
No contexto da Educação a Distância (EaD), temos ferramentas como softwares educativos, objetos de aprendizagem e tecnologias assistivas, que ajudam a promover acesso ao conteúdo educacional pelo aluno com deficiência.
A Dell Accessible Learning (DAL), idealizada pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell (LEAD), é uma plataforma acessível de EaD da empresa multinacional DellTechnologies. O LEAD é um laboratório instalado na cidade de Fortaleza, construído em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua pesquisa visa propor soluções para fornecer ambientes virtuais acessíveis para pessoas com diferentes tipos de deficiência. Inicialmente, a plataforma trazia cursos voltados para desenvolvimento e programação, e hoje o DAL se expandiu oferecendo cursos nas áreas de idiomas, desenvolvimento de pessoas e suporte técnico, além das áreas de tecnologia e informação (TI).
Vantagens EaD
Esses recursos minimizam as barreiras para as pessoas com deficiência, como os métodos utilizados para aumentar a visibilidade do ambiente, o contraste de cores, o uso de legendas e a língua de sinais. Libras, Legendas para Surdos (LSE) e Audiodescrição (AD) são recursos de acessibilidade.
Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo Web Para facilitar os testes e verificações de acessibilidade, independente da metodologia criada, na versão 2.0 estão organizadas em quatro princípios, cada um com critérios de sucesso e metodologia própria.
Essas diretrizes seguem conceitos desenvolvidos pelas WCAG e podem ser aplicados ao design de cursos a distância para pessoas com deficiência como para:
– Alunos com Deficiência Visual, alunos com Baixa Visão, alunos com Deficiência Auditiva, alunos com Deficiência Intelectual e alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Guia WCAG fornece aos professores ferramentas para produzir seus conteúdos educacionais, fazendo uso de recursos de acessibilidade. O documento oferece mais de 80 recomendações até o momento, que podem crescer cada vez mais até que a versão 2 seja oficializada.
Esperamos que os recursos e recomendações deste E-book ajude todos os professores a planejar aulas de ensino à distância de forma mais acessível possível.